EnglishEllinikáPortuguesePусскийEspañol

Conhecendo as Dyes no L2 Elite

Cada classe no Lineage II possui um conjunto de características, conhecidas como Status Base, esse Status Base não aumenta ou diminui à medida em que o seu char ganha ou perde nível no jogo.

Para que você possa alterar o seu status base, você precisará fazer o uso de dyes em seu char. As dyes tem como atributo aumentar e/ou diminuir os status de cada classe, a sua combinação e uso correto podem ser um diferencial para o seu char em PvP, por isso é importante conhecer o que cada dye pode melhorar ou não em seu char.

Conhecendo as Dyes

Primeiramente vamos conhecer um pouco sobre as 6 cores existentes no L2 Elite.

Status Característica da Dye Classes que podem utilizá-la
CON Dye de cor vermelha que aumenta sua barra de CP e HP, aumenta a velocidade de recuperação do HP, aumenta a capacidade de carregar mais peso em seu inventário, maior resistência à Shock Attacks (Stun) e Bleeding Attacks (Sangramentos). Todas as classes.
STR Dye de cor roxa que aumenta a força do ataque físico (P. Atk.). Todas as classes.
DEX Dye de cor amarela que aumenta a velocidade do ataque físico (Atk. Speed), aumenta a velocidade do carregamento das skills de dano físico, aumenta a precisão (Accuracy), aumenta a evasão (Evasion), aumenta a probabilidade de danos críticos (Critical Rage) para skills físicas, melhora a eficiência das skills de dagger, melhora a chance de defesa usando escudos (Shield Defense Rate) e aumenta a velocidade de correr/andar (Speed). Todas as classes.
WIT Dye de cor verde que aumenta a chance de críticos com ataques mágicos (Wild Magic), aumenta a velocidade do uso de skills mágicas (Casting Speed), aumenta a resistência a maldições (Debuffs de degeneração do HP, diminuição da taxa de recuperação de HP e efeitos diminuídos de mágias de cura) e aumenta a resistência à Hold Attacks. Todas as classes, exceto para Swordsinger/Sword Muse e Bladedancer/Spectral Dancer.
MEN Dye de cor azul claro que aumenta a defesa mágica (M. Def.), aumenta sua barra de MP, aumenta a velocidade de recuperação do MP, aumenta a resistência a venenos (Poison), aumenta a resistência à maldições (Debuffs) e diminui a probabilidade de interrupção mágica. Apenas classes místicas como magos e summoners. Não disponível para Overlord/Dominator, Warcryer/Doomcryer e classes do tipo Healers.
INT Dye de cor azul escuro que aumenta o dano de ataques mágicos (M. Atk.) e aumenta a chance de sucesso de ataques mentais no seu oponente. Apenas classes místicas como magos e summoners. Não disponível para Overlord/Dominator, Warcryer/Doomcryer e classes do tipo Healers.

Agora vamos conhecer um pouco sobre as 4 categorias existentes no L2 Elite.

Ícone Característica da Dye Como Obter?
Dye Dye 1st Class: este tipo de dye é utilizada apenas na primeira classe. Sua característica principal é aumentar um status, reduzindo um pouco mais outro Status Base do char, por exemplo: CON +1 STR -2, ou seja, irá aumentar o atributo CON, porém reduzir um pouco mais o atributo STR no char. A partir da segunda classe, essa dye torna-se inútil. Não perca tempo obtendo essas dyes. Você poderá comprá-las nos NPC's de trader localizados nas Magic Shops ou Grocey Stores nas cidades do jogo.
Dye Dye 1st Class - Lv. 1: este tipo de dye é utilizada apenas na primeira classe. Sua característica principal é nivelar o Status Base do char, por exemplo: CON +1 STR -1, ou seja, irá aumentar o atributo CON, porém reduzir na mesma proporção o atributo STR no char. A partir da segunda classe, essa dye torna-se inútil. Não perca tempo obtendo essas dyes. Você poderá comprá-las no NPC Merchant of Mammon localizado nas Necrópolis por Ancient Adena (420,000).
Dye Dye 2nd Class: este tipo de dye é a mais comum no jogo, sendo utilizada apenas na segunda classe. Sua característica principal é aumentar um status, reduzindo um pouco mais outro Status Base do char, por exemplo: CON +4 STR -5, ou seja, irá aumentar o atributo CON, porém reduzir um pouco mais o atributo STR no char. Você poderá comprá-las nos NPC's de trader localizados nas Magic Shops ou Grocey Stores nas principais cidades do jogo.
Dye Dye 2nd Class - Lv. 1: este tipo de dye é melhor do que a dye anterior, sendo utilizada apenas na segunda classe. Sua característica principal é nivelar o Status Base do char, por exemplo: CON +4 STR -4, ou seja, irá aumentar o atributo CON, porém na mesma proporção o atributo STR no char. Você poderá comprá-las no NPC Merchant of Mammon localizado nas Necrópolis por Ancient Adena (1,600,000 ~ 4,740,000) e 1 Adena Pouch.
Dye Dye 2nd Class - Lv. 2: este tipo de dye é a melhor do jogo. Pode ser utilizada apenas em chars que já completaram a segunda classe. Sua característica principal apenas aumentar o Status Base do char sem reduzir ou penalizar outro status, por exemplo: CON +4, ou seja, irá aumentar o atributo CON, sem reduzir qualquer outro atributo. Essas dyes não possuem restrição de classe, por exemplo: se um tanker desejar colocar dye com atributo MEN, o NPC Symbol Maker permitirá você adicionar a dye nesta classe. Você poderá comprá-las no NPC Merchant of Mammon localizado nas Necrópolis por 4 tipos de Dye 2nd Class - Lv. 1 da mesma cor que você deseja comprar. Por exemplo: para uma CON Dye (CON+5) 2nd Class - Lv. 2 você irá precisar de uma CON Dye (CON+1 STR-1) 2nd Class - Lv. 1, uma CON Dye (CON+1 DEX-1) 2nd Class - Lv. 1, uma CON Dye (CON+4 STR-4) 2nd Class - Lv. 1 e uma CON Dye (CON+4 DEX-4) 2nd Class - Lv. 1. No total, você irá precisar de aproximadamente 12,680,000 Ancient Adena e 4 Adena Pouch por dye.

Como Adicionar as Dye em seu Char?

Para você colocar as dyes em seu char, você precisará de 10 unidades de cada dye que você deseja adicionar no seu char e falar com algum NPC Symbol Maker, normalmente localizado em Magic Shops ou Grocery Stores nas cidades do jogo. Você poderá adicionar até 3 tipos de dye em cada classe que o seu char possuir.

Ao localizar o NPC Symbol Maker, com as dye em seu inventário, escolha a opção "Draw a symbol" e depois clique na dye que você deseja adicionar e clique em OK.

Caso você desejar remover alguma dye, fale novamente com o NPC Symbol Maker e escolha a opção "Delete a symbol" e depois a dye que você deseja remover. Dessa forma, o NPC irá remover a dye e devolver a quantidade de 5 dyes em seu inventário.

Dica importante: jamais ultrapasse o limite de aumento de status base do seu char, sempre respeite o limite de +5 para cada status base. Exemplo: não pense em adicionar 2 tipos de dye com status de CON +5, acreditando que irá obter CON +10, o status base adicionado sempre apenas CON +5.

Principais Dyes para cada Classe

Cada classe tem a sua característica de jogo, assim como cada jogador tem a sua maneira de jogar. O ideal é você experimentar todos os tipos de dye compatíveis com a sua classe, para saber qual se adapta melhor ao seu estilo de jogo. Caso você tenha dúvidas sobre quais dyes deve utilizar em sua classe, confira a seguir algumas das combinações utilizando apenas as Dye 2nd Class mais recomendadas na 3ª classe.

Archmage, Mystic Muse, Soultaker e Storm Screamer

 WIT +4 MEN-5, WIT +1 MEN -2 e INT +4 MEN -5 (Utilizada em PvE e PvP).

 WIT +4 MEN-5, INT +1 MEN -2 e INT +4 MEN -5 (Utilizada em PvE e PvP).

 WIT +4 MEN-5, CON +4 STR -5 e INT +4 MEN -5 (Utilizada em PvP).

Cardinal, Dominator, Doomcryer, Eva's Saint, Hierophant e Shillien Saint

 CON +4 STR-5, WIT +4 MEN -5 e WIT +1 MEN -2 (Utilizada em PvE e PvP).

 CON +4 STR-5, WIT +4 MEN -5 e DEX +4 STR -5 (Utilizada em PvE e PvP).

 DEX +4 STR-5, WIT +4 MEN -5 e WIT +1 MEN -2 (Utilizada em PvE e PvP).

Arcana Lord, Elemental Master e Spectral Master

 WIT +4 MEN -5, INT +4 MEN -5 e CON +4 STR -5.

 WIT +4 INT -5, MEN +4 INT -5 e CON +4 STR -5.

 DEX +4 STR -5, MEN +4 INT -5 e CON +4 STR -5.

Eva's Templar, Hell Knight, Phoenix Knight, Shillien Templar, Spectral Dancer e Sword Muse

 CON +4 STR -5, CON +1 STR -2 e DEX +4 STR -5 (Utilizada em PvP).

 STR +2 CON -3, DEX +2 CON -3 e WIT +4 INT -5 (Utilizada em PvE e PvP).

Ghost Sentinel, Moonlight Sentinel e Sagittarius

 DEX +4 CON -5, DEX +1 CON -2 e STR +4 CON -5 (Utilizada em PvE e PvP).

 DEX +4 CON -5, STR +1 CON -2 e STR +4 CON -5 (Utilizada em PvE e PvP).

Adventurer, Ghost Hunter e Wind Rider

 CON +4 STR -5, DEX +4 STR -5 e DEX +1 STR -2 (Utilizada em PvP).

Dreadnought, Fortune Seeker, Maestro e Titan

 DEX +4 CON -5, DEX +1 CON -2 e STR +4 CON -5 (Utilizada em PvE e PvP).

 DEX +4 CON -5, STR +1 CON -2 e STR +4 CON -5 (Utilizada em PvE e PvP).

 CON +4 STR -5, CON +1 STR -2 e DEX +4 STR -5 (Utilizada em PvP).

 DEX +4 STR -5 e DEX +1 STR -2 (Utilizada em PvE).

Duelist e Grand Khavatari

 CON +4 DEX -5, STR +4 DEX -5 e WIT +4 INT -5 (Utilizada em PvP).

 DEX +4 CON -5, DEX +1 CON -2 e STR +4 CON -5 (Utilizada em PvE).